segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ansiedade!

Já reparou como a ansiedade deixou de ser um estado de espírito momentâneo e passou a ser característica do ser humano? As pessoas não dizem mais que estão ansiosas, agora elas dizem que são ansiosas!!! Mas, porquê? Quando você quer muito que algo aconteça mas não tem certeza que vai ser da forma que deseja isso causa insegurança e gera ansiedade. O ansioso quer antecipar o futuro e controlá-lo, assim, não precisa admitir que está com medo. Mas, como sentir-se seguro em um mundo incerto e que está fora de controle?  Dalai Lama diz que o homem, por pensar ansiosamente no futuro, esquece o presente de tal forma que acabam por não viver nem um nem outro. A ansiedade precisa de foco externo, seja a lembrança de um trauma passado ou um temor oscilante com relação ao futuro, simplesmente porque o que vem a seguir é desconhecido. Mas, isso é necessário e imprescindível para mudança. Se você não quer que as coisas se repitam, tem que fazer diferente! Lembre-se: "louco é aquele que bate na mesma porta achando que vai chegar em um lugar diferente". E o desconhecido pode vir a ser algo muito bom! Você tem medo apenas por não ter aprendido ainda a  lidar com isso... Faça um acordo consigo mesmo. Analise as questões, perceba as variáveis e vá em frente! Se não der certo, não se lamente nem se julgue. Faça algo melhor: aprenda com os erros! Só assim você terá mais chance de vitória na próxima empreitada! Quando você fizer as pazes com esse fato, o mundo se transformará em um lugar de risco constante para a área de lazer do inesperado.

QUE RAIVA!!!

Sem dúvida alguma a raiva é uma das piores emoções e que traz efeitos físicos mais nocivos. Quando este sentimento se acumula dentro da pessoa, pode causar sintomas como insônia, perda de apetite, ATM, enxaqueca. Também pode ser a causa de importantes doenças cardíacas, hepáticas e gástricas. Não precisamos de comprovação científica para perceber como este sentimento pode causar desconforto ou devastação em nossos relacionamentos e seus efeitos destrutivos são visíveis, óbvios e imediatos. Por motivos como estes, quanto mais adotarmos uma atitude cautelosa para reduzir seu nível e intensidade, será melhor! A prática da disciplina interior e cultivar antídotos como paciência, tolerância e compreensão podem ser fundamentais para uma vida feliz e saudável!

PEDOFILIA

É um desvio sexual causado por uma desordem mental com desejo incontrolável e obsessivo por crianças, mas, nem todo mundo que abusa de crianças é um pedófilo. O aumento do número de denúncias não se deve ao crescimento do número de casos, mas sim, de uma maior conscientização da sociedade. Muitas vezes, o abusador pode ser uma pessoa conhecida ou mesmo da família, o que dificulta a denúncia. Alterações na rotina da criança como crises de choro, depressão e agressividade sem causa aparente, devem ser observadas, questionadas e levadas a um profissional adequado.

VIOLENCIA DOMÉSTICA

Volto a falar sobre esse assunto tão polêmico dos últimos dias: violência doméstica. Um mal que atinge milhares de pessoas e não costuma obedecer classe social, econômica ou cultural, mas sim, uma caracteristica da influência de suas relações familiares. Nos atendimentos as vítimas, geralmente o discurso é que a agressão sofrida havia sido a primeira, mas, constatou-se que a violência dentro daquele ambiente já fazia parte do cotidiano. Acontece que quando a violência física chega a acontecer, o relacionamento já está envolto em violências verbais e psicológicas. Isso não acontece do nada, tem uma evolução, vai perdendo-se o respeito. Há necessidade de se conscientizar e estar atento aos primeiros sinais. Buscar ajuda de um terapêuta familiar pode ajudar o casal a encontrar outras formas de interação.